top of page
Modern Dancer

Maria Inez A. Leme Guimarães 
Psicóloga Clínica CRP 06/78571
Mais de 20 anos realizando atendimentos presenciais e online. 

Muitas vezes ficamos estagnados em fases do nosso passado e não conseguimos seguir. Identificados com as emoções que nos causaram dor, parece impossível haver um desprendimento que nos devolva a paz. Em momentos assim, é preciso ressignificar a experiência vivida para que seja integrada ao sistema, liberando a energia gerada pelo sofrimento. Enquanto enxergamos os problemas como algo externo a nós, estamos negando. E negar impede a cura, pois adotamos uma postura vitimista. Por outro lado, quando nos damos conta que somos responsáveis pelo caos, aceitamos a ferida e trabalhamos para cicatrizá-la. Somente então, uma porta se abre e a cura acontece. 

Desde problemas aparentemente menores a experiências visivelmente traumáticas, a terapia transpessoal ilumina esses pontos obscuros, favorecendo o processo de conscientização e consequente libertação dos bloqueios que impedem o ser de se expressar livre e verdadeiramente. 

Watching a Movie

Jean-Yves Leloup

"Normose é um conjunto de sofrimentos e doenças que surgem a partir da necessidade de, a todo custo, ser como os outros, sem escutar o próprio desejo. Quando não cumprimos o que nossa alma pede de nós, adoecemos."

VOCÊ ACREDITA EM TERAPIA?

Muitas vezes, procurar um suporte psicológico é a melhor maneira de colocar as coisas em perspectiva para reorganizar a mente e ouvir a própria alma. Embora amigos e parentes possam ser grandes ouvintes, geralmente fazem parte do contexto e esse envolvimento não favorece a elaboração dos problemas. A terapia transpessoal oferece esse lugar onde neutralidade e acolhimento se encontram!

Mas infelizmente vejo muitas pessoas desiludidas por terem tido experiências frustrantes com atendimentos terapêuticos. A Psicologia convencional se mantém conectada a crenças e ferramentas ultrapassadas para o momento que vivemos. O mundo está visivelmente em uma fase de transição. O universo nos convida diariamente a dar um salto além do velho conhecido. 

Antigas estruturas precisam desmoronar para que estejamos mais preparados para encarar o novo. O desenvolvimento interior não consegue implantar-se no plano físico, se nos indivíduos persistir o desejo de manter ativos os centros energéticos inferiores. Há um chamado que atrairá todos aqueles que estiverem se esforçando para transcender seus padrões de conduta. Mas para isso, os próprios profissionais devem trilhar o seu caminho de autoconhecimento, pois somente elevando sua vibração servirão de antena para conduzir seus pacientes na travessia rumo à expansão da consciência.

Confira abaixo os detalhes de cada abordagem e veja por qual delas seu coração se sente chamado...



Turtle Pieces

RECONSTRUÇÃO BIOGRÁFICA 

Nesse trabalho, o foco é o resgate da história de vida do paciente. Em terapia montamos juntos um quebra cabeça biográfico, encontrando peças perdidas, ressignificando momentos de crise, valorizando os frutos de cada fase (inclusive das aparentemente ruins). Buscando sempre olhar as dores de frente, sem tentar jogar a sujeira embaixo do tapete, porque tudo que escondemos de nós mesmos, volta com mais força ainda. 
É um reencontro com a criança que cada um carrega dentro de si. Sentindo a falta, revisitando as carências e suas origens, e se conscientizando do impacto que isso tem na própria vida. Olhar tudo bem de perto ajuda a sair do lugar de vítima. A ideia é reconhecer o machucado, cuidar dele, para finalmente cicatrizar. 
Esse processo traz responsabilidade, impulsiona o ser a sair daquele lugar de espera infinita. Ajuda a entender que só ele mesmo pode se dar o colo que tanto busca no outro. O verdadeiro intuito, é tomar as rédeas da vida nas próprias mãos. 

Long Empty Road

TERAPIA "LIVRE"

Existem momentos na vida, que nada parece funcionar. Entramos em um labirinto que parece infinito. Nem nós mesmos sabemos identificar como fomos parar ali e porque é tão difícil sair. Essas fases são conhecidas como crises. Podemos caracterizá-las como obstáculos que surgiram para nos derrubar ou como degraus a nos elevar. 
É nessa hora que a terapia pode ser um farol capaz de apontar os benefícios de determinada situação. Quando estamos tristes ou angustiados, é praticamente impossível enxergarmos os pontos luminosos da crise. Ignoramos toda e qualquer oportunidade, pois a escuridão interior invade todo o ser. 
O processo terapêutico irá tornar essa visão mais clara, impulsionando o paciente a sair do labirinto, consciente dos motivos pelos quais lá entrou e confiante para assumir responsabilidade pelo caminho a ser percorrido. 

Girl in Indoor Playground

LIBERAÇÃO DE TRAUMAS | CURA DA CRIANÇA INTERIOR 

Sua criança interior precisa de atenção :)

 

Nós atraimos aquilo que emanamos. E tratando-se da ferida infantil, se esta ainda não foi completamente curada, iremos, inconscientemente, emanar a energia dessa dor. Pela lei da atração passamos a nos conectar com situações energeticamente compatíveis às nossas maiores dificuldades.

Repetição de padrões em relacionamentos, crises profissionais, medo do sucesso, falta de autoconfiança, timidez limitante, controle excessivo..., são alguns dos sintomas que normalmente indicam estagnação energética. Nosso corpo passa a viver em um estado de congelamento emocional, e qualquer situação que nos remeta às magoas infantis, acionam um gatilho que causa o bloqueio de reações adultas e saudáveis. Respondemos de maneira infantilizada pois ainda estamos presos ao medo que sentimos lá atrás.

 

Somente revisitando a origem do trauma, será possível liberar a energia associada à dor, e atribuir um novo e leve sentido àquela vivência. 

Quando tudo retoma seu devido lugar, o sistema emocional se reorganiza e estamos prontos para assumir uma nova postura diante das mesmas situações que até então, geravam tanta angústia. 

 

É libertador!

Monks in Thailand

MAHA LILAH - MAPA DO AUTOCONHECIMENTO 

Maha Lilah nasceu na antiga Índia. Foi criado por sábios e santos hindus, sob a forma de um Jogo de Tabuleiro. É uma ferramenta terapêutica diferenciada, que ajuda o terapeuta e a pessoa que joga, a elucidar questões sobre as quais necessitam ter mais clareza, tais como relacionamento, trabalho, desequilíbrios emocionais. 

O jogo é um verdadeiro mapa do autoconhecimento, pois revela com muita profundidade a dinâmica interna atuante a respeito da questão colocada. Mostra nossos padrões de repetição e as saídas, ou seja, que potencialidades precisamos desenvolver para que o tema apontado flua. 

As 72 casas do tabuleiro representam os estados arquetípicos de consciência comuns a todos nós. Por sincronicidade, através do jogo, a pessoa cai em um determinado arquétipo (casa), e vai trilhando um caminho com altos e baixos, evidenciando os emaranhados existentes e suas possíveis soluções. 

Assim como nas práticas de Constelação Familiar, através do Maha Lilah, o jogador percebe com muita clareza o campo morfogenético a que está submetido, entrando em contato com seus aspectos internos não trabalhados e dando-se conta do que é necessário para restabelecer o fluxo do amor em sua vida. 

Tem interesse em saber mais sobre os serviços que ofereço? Entre em contato comigo ainda hoje para agendar uma consulta inicial.

BUSQUE AJUDA!!

Às vezes resistimos até o último instante para buscar um auxílio psicológico. Esquecemos que existem profissionais a espera para oferecer esse suporte a todos aqueles que necessitam de ajuda. A Psicologia Transpessoal nos mostra que um olhar externo é neutro e livre de ideias preconcebidas, podendo servir de farol para que cada um enxergue atributos esquecidos ou negligenciados de si mesmo. Com base em minha experiência clínica posso afirmar que a resposta para as questões dos meus pacientes estavam todas dentro deles mesmos. O que acontece é que a angústia torna tudo nebuloso, e dificulta o encontro da solução. Mas quando abre-se o coração ao auxílio terapêutico, a luminosidade elimina a confusão e devolve ao paciente a luz que nunca saiu do seu próprio interior. 

Together at the Top
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
IMG-20240823-WA0011.jpg

SOBRE MIM...

Stone Tower

Psicologia e Espiritualidade: uma união que faz milagres!

A Psicologia Transpessoal é uma linha terapêutica coerente com os ideais holísticos que buscam, hoje, transcender as dualidades. Esta vertente nasceu na década de 60, no auge da contracultura e das vivências místicas, próprias das tradições espirituais. Semelhante à visão Junguiana, passa longe da superficialidade - mergulha profundamente no universo interior e só sossega ao arrancar o mal pela raiz.

A abordagem não se contenta apenas com a dimensão do ego, explorada pelas outras escolas, pois a considera muito limitada. Assim, seus adeptos procuram explorar outras esferas conscienciais, que transcendem o universo egóico. A psique humana é vista de uma forma mais ampla, além do indivíduo.

Obedecendo às tendências holísticas atuais, a Psicologia Transpessoal vê o homem como um ser integral, não só corpo, mas também alma e espírito, com habilidades potenciais para ir além da matéria, para um universo que transcende o Espaço-tempo de Newton.

O movimento realiza uma combinação de princípios de várias correntes psicológicas como as de Jung, Maslow, Viktor Frankl, Fritjof Capra, Ken Wilber e Stanislav Grof, com postulados da moderna Física Quântica, envolvendo também aspectos do budismo tibetano. Pode-se dizer que ela busca a Verdade do Ser, as realidades mais profundas da mente e do espírito. Suas jornadas no campo espiritual, muito têm contribuído para a compreensão dos fenômenos considerados mediúnicos.

Trechos do artigo sobre Psicologia Transpessoal, site infoescola

bottom of page